Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A arte da indisciplina

A arte barroca é bastante dinâmica. Diferente da clássica, ela apresenta agitação, conflitos e violentas contradições. Em geral, apresenta temas como morte e vida, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, perdão e pecado, dentre outros. 


Caravaggio-Amore vincitore



                                                           
 Diego Velázquez - Dwarf


 A pintura barroca se expandiu rapidamente pela Itália, Espanha, países baixos e França. Na Itália o representante desse estilo foi Caravaggio. Suas pinturas eram apaixonadas, violentas e muito dramáticas. Diego Velázquez, representante do barroco na Espanha, sofreu grande influência de Caravaggio, todavia, suas pinturas eram emotivas, diferentemente da italiana.


As esculturas buscam contagiar tudo que está ao seu redor com seu movimento. Os santos não ficam estáticos no altar, mas parecem ascender aos céus. Muitas vezes eram usados tecidos e cabelos humanos, na intenção de conseguir um aspecto mais real.


No período barroco, a arquitetura se destaca. A pintura e a escultura completam e contribuem para a harmonia do conjunto. O contraste entre os espaços côncavos e convexos trazem um dinamismo que dificilmente é encontrado em outros estilos. Os principais edifícios barrocos são palácios, que se destacam por sua riqueza ornamental, como o palácio de Queluz  e  o palácio de Mafra, em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário