Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Antigo e atual.


À primeira vista, quando se fala em Barroco, relaciona-se logo à arte, pintura, escultura. Contudo o mesmo não se restringe. O Barroco é mais uma expressão, uma filosofia entregue à população, outra visão, outro conceito expresso livremente. Todavia, tudo o que constrange o comum, não é aceito com facilidade. No entanto a necessidade abate o orgulho.

O Barroco surgiu como uma fagulha de realidade no mundo romântico da arte. Não se permitia mostrar-se vazio, a menos que fosse esse o desejo, versava emoções, causava sentimento às pessoas. Marcava expressões. 

Na pratica era expressiva por conta do analfabetismo na maioria popular. A arte com seu forte desempenho comunicativo resolvia facilmente essa dificuldade. Passando para uma população pela imagem o que não poderia ser dito com as palavras.

Assim o Barroco ainda pode ser relacionado facilmente ao hoje. Sendo mais do que matéria. Numa sociedade marcada pela diferença, pelos opostos, não precisando ser somente fé e razão, mas simples parecer em si já é barroco. Assim todos passaram e passam pelo Barroco, não precisando ter vivido há mil anos.

4 comentários:

  1. o barroco é a arte da eterna luta ente o corpo e a aulma: a fé e os desejos do homem. o poeta barroco procura unir duas correntes opostas: a teocentrica e a antropocentrica. ele procura satisfazer os desejos do espirito atravez da clemencia por perdao para deus e ao mesmo tempo, satisfazer os desejos da carne, os desejos futeis do homem

    continue assim q vc vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Barroco é uma das minhas escolas preferidas... e isso se deve ao fato de qualquer que seja a manifestação artistica barroca apresentar um conflito. É sensacional! Intrigante seria a palavra. Ótimo blog! Parabéns. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Adoro o barro, a dualidade, ler os poemas e sentir o que se passava naquela época, me faz refletir muito. Lindo o blog , parabens!

    ResponderExcluir
  4. "Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa
    De que importa, se aguarda sem defesa
    Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?"

    A efemeridade do tempo é um dos aspéctos mais abordados do momento barroco. Também por isso, que esse período se faz singular, quebrando as barreiras do "equilíbrio" espiritual e cultural. É a mais clara demosntração do dualismo humano....
    enfim...adorooooooooo esse contexto...se fosse pra continuar, não ia parar tão cedo..hehehehehe

    muito bom o Blog de vcs! parabénssss!!!

    ResponderExcluir