Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Barocco





Atualmente na sociedade não existe mais barroco especificamente, como antes existiu, esse já havia se desgastado há muito com o surgimento do arcadismo na Europa, que veio como decreto final para o pensamento barroco no século XVIII. Todavia seu fim não foi metódico. O barroco deixou marcas, formou historia. Foi a partir de divisões dessa filosofia, pensamento, arte, que surgiu tantas outras.
O barroco nasceu com a crise do Renascimento. Tendo como exemplo de manifestações desta crise, o saque de Roma realizado por tropas espanholas e francesas em 1527, que levou o declínio das cidades-estado italianas, de onde sobrevinham os postulados do Renascimento, e, sobretudo, a Reforma de Lutero. Estes episódios quebram com a segurança das pessoas. Enquanto a burguesia se fortalecia a nobreza se sentia ameaçada. Gerando grande agitação no ar.
 O Barroco veio com o intento de resolver os dilemas de um homem que perdeu sua fé na razão e na harmonia, por meio de uma forte religiosidade medieval e da abolição dos conceitos renascentistas de vida e arte. A partir  desta etimologia, a palavra Barroco foi sendo coligada à impureza, à imperfeição.
Apenas no fim do século XIV o barroco foi reconhecido como manifestação artística. Antes nomear uma obra como barroca era o mesmo que dizer que ela era bizarra, imperfeita, desproporcional, esquisita, estranha, defeituosa. Tudo porque ela se distinguia do conceito de arte comum aceito na sociedade e do ideal clássico de beleza cultuado no Renascimento.
A arte barroca emprega opostos, o sagrado e o profano, a sensualidade e a espiritualidade, a razão e a emoção. A beleza é distinguida pela realidade, retratando o dia-a-dia, a vida com suas imperfeições. O que vale não é a exatidão das formas, mas a expressão, o poder de afetar, causar sentimento nas pessoas que as observam.
Destarte, o fim do barroco se deu de forma peculiar. Como toda arte tem começo e fim, este também o teve. A escolha era continuar e se tornar comum, ou acabar e se tornar histórico. "Toda forma exige fechamento e fim, e o barroco se define pelo movimento e instabilidade; parece-nos, pois, que ele se encontra ante um dilema: ou negar-se como barroco, para completar-se numa obra, ou resistir à obra para persistir fiel a si mesmo"    --J. Rousset.


Um comentário:

  1. O Blog está muito bem elaborado,com explicações claras e interessantes .
    O assunto foi bem abordado, falando da história e das características do Barroco e de sua arte.
    Esse site serve como ótimo recurso para estudo e entendimento da sociedade barroca.

    ResponderExcluir